Merece Confiança o Antigo Testamento? por Gleason Archer (Português)

ARCHER, Gleason. Merece confiança o Antigo Testamento?, São Paulo: Vida Nova, 2007

O Antigo Testamento é um dos temas de maior estudo ao longo da história. Apesar dos inúmeros livros escritos sobre este tema, este livro nos leva a ter uma visão bastante clara e simples das condições histórias e sociais e todo este grande mundo de conceitos que está à volta do Antigo Testamento.

Archer propõe-se a desvendar as línguas que foram utilizadas para escrever o Antigo Testamento, tanto a história a trás do texto como a religião e a cultura da época. A questão da autoridade dos livros da bíblia e da datação também são expostos. A situação histórica, o texto original de cada livro, a integridade do texto assim como a história da transmissão textual são tudo temas que tentam ser abordados neste livro.

O autor nos dá esta informação dividindo o conteúdo em duas aproximações bastante diferentes ao Antigo Testamento.

Começamos por uma Introdução Geral. Na introdução geral são abordados temas que não têm propriamente que ver com o conteúdo dos textos bíblicos, no entanto tentamo-nos aproximar do texto numa análise de todas as circunstâncias e problemáticas envolventes na sua composição.

Neste tipo de aproximação são apresentadas e justificadas as versões originais em que foram compostos os textos. Também são analisadas as varias versões dos livros do Antigo Testamento. A problemática da inspiração do Canon é um dos temas mais bem explicados e neste livro. Os períodos históricos em que as versões foram escritas. A revelação progressiva e a relação com que o povo tinha com essa revelação e lidava com o texto. A origem e alcance do Canon. A preservação dos livros ao longo dos séculos e a ordem pela qual eles estão dispostos. Todos estes temas fazem parte de Introdução Geral.

Por outro lado temos a Introdução Especial que nos aporta uma visão e uma análise mais específica e detalhada do conteúdo do texto bíblico.

Nesta aproximação do testo pretende-se saber os detalhes da composição textual e pretende-se chegar ao conhecimento do seu autor e do propósito pelo qual o livro foi escrito. Queremos chegar a saber qual a data e o conteúdo do livro. É analisada a Integridade, estrutura e os objectivos da mensagem a transmitir.

De todos os livros de Antigo Testamento que passaram pelas minhas mão nunca tinha lido um livro que esclarece tanto os conceitos como este. Este livro apesar de ser denso no seu conteúdo é acessível na sua linguagem.

 Os temas que mais me chamaram a atenção foram a inspiração do Canon, a revelação progressiva e a análise bastante clarificante que o autor faz do livro de Êxodo, com as teorias do êxodo tardio e tardio, e a introdução à poesia hebraica. Mas sem dúvida o que mais me ajudou este livro foi a definir conceitos como Canon, Testamento e todas as palavras acabadas em grafo.

Concluo dizendo que é uma leitura indispensável para quem quer ter uma noção mais profunda do grande mundo que envolve o Antigo Testamento.

About these ads
This entry was posted in Antiguo Testamento and tagged , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s